sábado, 20 de junho de 2009

TV, vídeo e educação. É possível?


Até que ponto a TV pode educar? Como considerar um programa como educativo, ou não? O que caracteriza um programa de Tv como educativo? Assuntos como esses estão vivos na mente de muitos pais e educadores, diante de tamanha potencialidade que possue esse aparelho presente em 98% dos lares brasileiros. A TV enquanto entretem pode também educar, e pode ser um importante meio de aprendizagem, durante as práticas pedagógicas nas nossas escolas.
Políticas públicas já existem em função da associação da TV com a educação, por ser este um meio eficaz e de fácil acesso a todos. Tais políticas estão focadas em programas como a TV Escola, que pode ser utilizado como ferramenta de formação continuada para professores e de ensino-aprendizagem para os alunos. Mesmo diante da visível importância da internet, ainda não dá pra pensar em educação utilizando apenas esse elemento, pois infelizmente ainda não é acessível a todos.
Entendendo a TV e o vídeo como um meio a mais de ensino-aprendizagem, professores devem estar ligados a esse "novo" mecanismo, deixando para traz os modelos tradicionais de ensino, adequando-se assim as novidades tecnologicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário